Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional de Franco da Rocha, participa da Campanha PT Solidário
A atividade que arrecadou alimentos e absorventes higiênicos, proporcionou aos participantes debates sobre a importância do combate à fome e da organização partidária.
Realizada no Dia Mundial da Alimentação (16), a participação na campanha PT Solidário - ação de mobilização permanente para minimizar os efeitos da fome, foi promovida pelo Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do PT de Franco da Rocha.
Segundo Antonio Negreiros, que aponta a importância de atividades como essa do PT Solidário, face à atual situação do desmonte da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, que “representa um retrocesso da luta contra a fome, pois o que estamos assistindo é que o número de pessoas passando fome aumenta a cada dia”, pontua. O coordenador do Núcleo de SAN do PT de Franco da Rocha, possui a esperança de “construir um país sem fome e digno novamente.”
Com um caráter integrador e intersetorial, o evento contou com a participação da Coordenação do Setorial de Direitos Animais. Segundo Antonia Claudia, “precisamos acabar com todos os tipos de fome, como já nos alertou o Presidente Lula: acabar com a fome de emprego, fome de educação, fome de cultura, fome da igualdade, fome de paz e fome de AMOR”, ainda sobre o desenvolvimento da atividade afirma que “esse tipo de ações como essa nos leva a refletir sobre a forma pela qual podemos melhorar e ajudar o máximo de vidas (humanas ou não). O setorial de Defesa dos Animais do PT de Franco da Rocha, também se organiza para que tenhamos um projeto que possa arrecadar além de cestas básicas, ração animal, ”pela vida das pessoas e de todos os animais!", conclui.
Karina Higutti, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, do PT local, relembra que o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), é algo já definido na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), desde 2006, onde “a alimentação adequada é um direito fundamental de todas as pessoas, que traz dignidade à pessoa humana e faz com que os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988, sejam realizados e que todos nós sabemos que a insegurança alimentar e nutricional é mais um dos graves problemas que assolam a população, trazendo consigo a fome e desnutrição - situação agravada com o descaso do Governo Bolsonaro.” Avalia que o desenvolvimento dessa ação, é fator de mobilização para a denúncia da grave situação que enfrentamos no combate à fome e a desigualdade e que precisamos restabelecer políticas públicas que tenham como foco o combate a fome e miséria no Brasil.
O Núcleo de SAN do PT de Franco da Rocha, já trabalha em outros projetos que serão realizados ainda este ano, como o “Projeto CSA - Comunidade Sustenta o Agricultor” e o “Projeto Natal sem Fome”.
Os itens arrecadados no ultimo sábado, serão destinados à Casa de Passagem Municipal, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social.